O padrão

sábado, junho 21, 2008

Chegou ao meu conhecimento, recentemente. Que alguns de vocês ai fora ainda assistem novelas.

Permita-me apenas dizer que eu estou muito decepcionado com todos vocês... sim, inclusive VOCÊ.

Eu não quero ficar dentro do "Molde" de todos os outros "Blablaistas" da internet sem um cerebro decente para manter uma conversa sobre qualquer tema... mas realmente, quem diabos ainda consegue aturar as novelas?!

Não apenas as da Globo. Todas elas! O Conceito em si já esta desgastado. a execução então... nem se fala!

Eu particularmente sempre preferi os produtos que a TV a cabo fornece nesse departamento (calma... não joguem pedras ainda. Sim, tive sorte nessa vida de poder ter TV a cabo... "parabens pra mim"... ). Fato comprovado é: Não conheço ninguem que tenha tido acesso a TV a cabo e sua programação e tenha -preferido- a TV aberta. Ou assistido novelas por qualquer coisa além de "Hábito".

Quem diabos paga para essas imbecilidades serem produzidas?! Sério... até mesmo no nivel cultural da população em geral as novelas vem decaindo. Histórias sem sentido, personagens sem razão de ser. os MESMOS acontecimentos denovo e denovo e denovo...

Diga-me com toda sinceridade agora. Em um ano, temos cerca de 5 a 6 Novelas na TV indo do inicio ao Fim. Somando todos os horarios e considerando que cada novela tem cerca de 6 meses de duração. Então, pense agora nos ultimos 10 anos. São cerca de 50 Produções ao todo.

Nas ultimas 50 novelas que a TV Brasileira já passou, você lembra de UMA que não tinha pelo menos 3 dos seguintes itens?

* Fortuna/Item valioso/Segredo-que-dá-dinheiro que é um mistério, e passa de mão-em-mão ou é perseguido por metade do Elenco.

* Vilão que veste preto.

* Gente má que fuma por que é má.

* Gente boa que não fuma por que é boa.

* Até os personagens pobres são ricos.

* Atores negros que são personagens Pobres/Vilões/Serventes

* Uma mocinha tão boazinha, que é vitima de todo mundo, batalha demais e é ingenua.

* Um espertalhão malandro (ou casal) que é assim apenas "por que é".

* Um Vovô/Vovó atual, alegre e "perfeito".

* Um Vovô/Vovó malvado, irritadiço e ranzina... que fica bonzinho no final.

* Assuntos IDENTICOS aos que o Jornal Nacional reportou a alguns dias atrás.

* Marketing de produtos e/ou Campanhas que a emissora apoia.

* Um assassinato/crime com metade do elenco como "suspeito".

* Uma perseguição de carro numa estrada vazia com curvas estranhas e talvez uns pulinhos.

* Uma pessoa "Humilde" (da fazenda em 80% dos casos) ou de pouca instrução.

* Cenas que sem motivo algum são cortadas para exibir cenas de sexo sem necessidade para a história.

* As mesmas 11 musicas tocadas durante 6 meses.

* Frases de efeito ou girias "Novas" criadas para a novela

* Uma perua

* Um galinha

* Pessoas com olhos verdes/azuis/mel são 80% do elenco.

* Pessoas gordas só pensam em comida ou são "Pra efeito cômico"

* Alguem recebe um bolo ou torta na cara.

* Mesa de Café-da-manhã Cheeeeeeeia de coisas, mas todos os personagens comem apenas uma mordida de bolo, um gole de café e TALVEZ um biscoito e "Já tem de sair".

* O café-da-manhã de novela (até de familia pobre) é melhor que o almoço de muita gente na vida real. E o almoço.. nem se fala.

* As coisas boas da vida já estão definidas. O Chocolate TEM de ser Bela ou Suiço. O Perfume TEM de ser Francês. O Relógio TEM de ser Suiço. O Terno TEM de ser Italiano... e por ai vai.

Eu poderia continuar por um bom tempo... mas se você tirar 60 segundos pra pensar aqui comigo, acho que vai ver que concorda... certo?

Sabe qual o problema? O verdadeiro problema?!

Não há mercado. Isso mesmo... não há mercado. O que diferencia as novelas brasileiras de series internacionais como Heroes, 24, E.R., Supernatural, Scrubs, CSI e outros? A resposta é absurdamente simples. Mais dinheiro? Não... Equipamento mais moderno? Não (embora ajude...). A diferença? Roteiro...

Isso mesmo. O motivo pelo qual gostamos dessas séries é o roteiro. As histórias são ótimas. os personagens são incriveis, as piadas são inteligentes e bem coladas.... a diferença é o roteiro. E por que o roteiro lá fora é melhor? Por que se ele não for melhor... não acontece. Lá fora, os autores se matam, ralam, pra escrever boas histórias. Por que se não o fizerem, ninguem vai produzir! O Roteiro TEM de ser melhor, ou não haverá show. É simples assim na verdade...

Aqui no Brasil não tem isso... cada um tem sua vez. Cada um apresenta o projeto que tiver vontade. E se a novela for PÉSSIMA ou o seriado for um LIXO, o máximo que acontece é que ele silenciosamente é retirado da grade com o tempo... diferente de lá fora, onde se uma série for muito ruim, ela é arrancada fora ao fim do contrato e PONTO.

Isso é o que é mais triste. Não é apenas a péssima qualidade da pós-produção, a Atrociosa forma de se usar fotografia ou o pastelão/putaria gratuita... é que falta criatividade! Isso que é triste.

Então, quando eu disser a qualquer um de vocês que não gosto de TV aberta, por favor, não me chamem de Elitista... eu apenas tenho respeito próprio.

4 Comments:

Unknown said...

Análise incrível... Também já tive a chance de ter TV a cabo, e quando eu puder, vou ter de novo. Certamente não há criatividade no roteiro brasileiro, as novelas sempre com casos repetitivos, sendo poucas (Como as que retratam fatos da história) que se salvam.

Hoje, não suporto ficar de frente pra Televisão. Até mesmo para me informar, dou preferência a um jornal online, mas não consigo entender aqueles neguinho que ainda comentam sobre novelas na sala de aula... Pior ainda, comentam sobre "Malhação", seriado enjoativo que sempre é a mesma merda todo ano, só que com personagens diferentes. ¬¬

Mas enfim...

Windmaster A. Zack said...

i.i *chuta* nao escreve mais ?

Unknown said...

Favoritando para ler depois com calma ;)

Sonia Regly said...

Vi seu Blog lá no Blog POETRIX, da Flávia, e resolvi vir te conhecer.Adorei, tudo o que vi aqui.Parabéns!!! Estou te convidando para conhecer o Compartilhando as Letras.Pra mim será uma alegria:
www.compartilhandoasletras.com