Escrevendo Sobre Religião

sábado, maio 17, 2008

Após escrever e re-escrever, já tenho neste momento 12 páginas do que eu considero "produto final".

é um sentimento muito bom na verdade. Um que me faz questionar a profundidade a qual quero levar este livro. É curioso, por que são assuntos inevitáveis. Quase se trata de fantasia, aventura, anjos, demônios, ficção... existe todo um leque de assuntos que querendo ou não, serão abordados: Moralidade, Certo e errado, bem e mal... e claro, Religião.

O mundo de "Aesir" é atípico neste departamento. Pois as coisas não são vistas da forma tradicional, preto-e-branco, que se imaginaria desse tipo de coisa a principio. Este é um mundo mais complexo, com muitas nuances e tons intermediários. E transferir essa idéia ao papel é extremamente complexo.

Afinal, não é de meu interesse debater ou questionar a fé de ninguem. O livro nem sequer trata disso. Ao mesmo tempo, não é uma enciclopédia. E não é interessante a quem lê, se encontrar frente a blocos de texto explicando sobre a dualidade de mundos de ficção.

No mundo de "Aesir", existe um elemento básico que constantemente acha uma forma de aparecer nos meus escritos. Sistematicamente, elementos místicos e mitológicos são adicionados em seus lugares certos, e recebem uma nova "Mão de tinta". Ou seja, uma aparência que não é a clássica. Disponível na Wikipédia ou em qualquer livro colegial.

Acredito que faço isso, pois acho que é a parte mais curiosa e interessante de escrever Ficção. Isso nos permite explorar possibilidades e mundos absurdos, sem a necessidade de agradar ninguém ou ter uma coerência história. Basta estar bem explicado, no lugar certo, e ser interessante. Isto é o bastante para envolver o leitor em algo que o faça sentir que ele não esta perdendo o seu tempo com texto inútil. Mas sim, que esta explorando uma faceta curiosa de algo tangível e real.

A experiência se assemelha a como ler "O Senhor dos Anéis" e pular os trechos de Tom Bombardil; Pois não estavam no filme! Você não perde nada da história central... mas deixa passar alguns detalhes curiosos, que só existem para enriquecer o universo. É com essa mentalidade, de fundir a história principal com detalhes interessantes, que busco escrever.

A parte onde parei, é onde se inicia a primeira cena de ação e combate do Livro. Eu particularmente adoro essas cenas, e acredito que as descreva muito bem. Cada luta é um balé. Existe uma sensação de ritmo constante. Algo que faz o leitor viajar e imaginar as cenas. Essas cenas são importantes para mim, pois elas fogem do que estamos acostumados a ver. A minha influência de cinema e anima é absolutamente inegável. Eu seria um tremendo mentiroso se dissesse que não tenho influência do ritmo caótico e musica pesada dos grandes filmes ou do elegante ritmo e perfeito senso de drama dos animes. Esta tudo lá, em forma escrita. E eu pretendo tomar cuidado para manter um balanço justo entre a história e ação.

Pois na verdade, nenhuma obra sobrevive só de um ou só do outro.

Deixe sua opinião! Faça uma pergunta! Será um prazer responder.

2 Comments:

Anônimo said...

Well.

Primeiro, insisto no quesito a respeito de sintaxe que eu venho te torrado a... bem, ha muito tempo, desde aquele curto periodo de jogo no principado (e vou continuar falando disso a cada mensagem q vc deixar aqui - pode nao ser importante pra maior parte das pessoas, mas eh que me doi ler assim xD e como vc disse que dah pra criticar mesmo, aqui estou i.i).

Segundo. Apesar de concordar com isso de fillers que voce falou, tom bombadil eh um chato u.u' fillers sao legais e uteis na hora de deixar a historia com mais detalhes e tudo, mas nao dah pra exegerar. But, oh well, you already know that.

A respeito de tons intermediarios em livros de fantasia... bem, eh vero q eu li pouca coisa, soh dragonlance legends e drow saga. A impressao que eu tive lendo eh que as coisas sao bastante verossimeis, e nao no "tradicional fantastico preto no branco". Principalmente em dragonlance, na parte de trata do raistlin, ha mtos " cinzas " e " pretos aceitaveis ", "pretos nao aceitavies", "brancos aceitaveis" e " brancos nao aceitaveis "


E preto no branco nao eh um problema, contanto q vc consiga colocar de forma verossimil.

E era isso por hoje I guess.
boa sorte o/

Anônimo said...

Pelo que conheço um pouquinho da história como leitora já me deixou curiosa e anciosa para poder ler seu livro. Acredito no seu potencial, pois gosto da sua ideia, e esse mundo de ficção que vc criou. Acredito que tem tudo para dar certo, tendo de vc é claro muita dedicação, paciência para poder escrever da melhor forma essa maravilha que eu já conheco.